Guia 2021 do Melhor Repetidor de Sinal WiFi

A rede Wi-Fi de sua casa precisa de uma melhoria no alcance e qualidade de cobertura? Um repetidor de sinal Wifi pode ser exatamente o que você precisa – e aqui está tudo o que você precisa saber sobre eles.

Quer você esteja trabalhando em casa, ajudando seus filhos a estudar por aprendizado remoto ou tentando acompanhar amigos e familiares em conversas de vídeo, são grandes as chances de que você esteja confiando na conexão de internet de sua casa mais do que nunca. Se o seu espaço de trabalho está um pouco longe demais do seu roteador, você provavelmente aprendeu da maneira mais difícil que zonas mortas onde você simplesmente não consegue se conectar são uma amarga realidade

Felizmente, um bom repetidor de sinal Wifi pode ajudar – e você tem muitas opções para escolher, incluindo aquelas que suportam Wi-Fi 6, a mais nova e mais rápida geração de Wi-Fi.

Os repetidores de sinal Wifi dão uma ajuda para sua rede ao receber o sinal sem fio de seu roteador e retransmiti-lo mais longe para dentro de sua casa. Eles também são fáceis de configurar — basta escolher um bom ponto, conectá-lo e pressionar o botão WPS para sincronizá-lo com seu roteador principal. Na maioria dos casos, seu repetidor de sinal Wifi sem fio nem precisa ser da mesma marca que seu roteador para poder funcionar.

Mas não comece a pensar que estas coisas são intercambiáveis. No último ano, testei 10 extensores diferentes aqui em minha casa, e o desempenho varia bastante. Eu me concentrei nos extensores do tipo plug-in porque esses são os mais populares. Se você está pensando em gastar uma boa quantia em um extensor de mesa mais sofisticado, você realmente deveria pensar em, ao invés de comprar um extensor de sinal Wifi, substituir seu roteador – mais sobre isso no final do teste.

No final, encontrei três claros vencedores claros entre os repetidores testados que superaram os demais – vamos direto a eles:

Melhor Repetidor de Sinal WiFi em Geral: TP-Link RE505X

TP-Link RE505X

O TP-Link RE505X é um dos repetidores de sinal Wifi mais acessíveis que inclui suporte para Wi-Fi 6, o que significa que suporta velocidades mais rápidas e eficientes para dispositivos atuais com os rádios Wi-Fi mais recentes.

O RE505X é poderoso o suficiente para oferecer velocidades médias de download não inferiores a 140 megabits por segundo durante todo o teste, mesmo em áreas onde eu tenho velocidades de entrada da Internet de fibra de 300Mbps e uma zona morta logo atrás, onde as velocidades normalmente caem para um dígito. Agora, as velocidades médias de download nessa zona morta também estão confortavelmente acima de 50Mbps, o que é rápido o suficiente para chamadas de vídeo HD e qualquer coisa que envolva muitos carregamentos. Eu também não notei nenhum problema com o ping, pois a latência permaneceu baixa durante todos os testes. Tudo isso – a velocidade rápida de download, a robusta velocidade de upload, a baixa latência – se manteve independentemente de eu estar executando meus testes em um iPhone 12 Pro com suporte total para Wi-Fi 6 ou em um laptop Dell com apenas Wi-Fi 5.

Combine isso com uma configuração à prova de idiotas e uma ampla lista de recursos adicionais no aplicativo, e temos a minha escolha geral de repetidor de 2021. Minha única crítica é que o RE505X cria sua própria versão “EXT” separada de sua rede em vez de se fundir a existente e oferecer uma experiência unificada (a menos que você esteja usando um roteador TP-Link Archer A7) — mas se isso for um problema para você, continue lendo para alternativas quase tão boas quanto.

Melhor Repetidor de Sinal WiFi em conexão: D-Link DAP-X1870

D-Link DAP-X1870

Digamos que você queira um alcance melhor a partir de sua conexão de Internet doméstica, mas você não ficar alternando entre sua rede normal e a rede “EXT” de um repetidor de sinal Wifi. Você quer manter tudo unificado em uma única rede que administra automaticamente sua conexão através do repetidor de sinal Wifi, quando necessário. Sua melhor aposta aqui é atualizar para um roteador mesh, porque é exatamente isso que os roteadores mesh são projetados para fazer.

Dito isto, se você der uma pesquisada, encontrará extensores de alcance que prometem fazer o mesmo. É um problema mais complexo, já que muitas vezes você estará conectando seu repetidor de sinal Wifi com um roteador de um fabricante totalmente diferente do extensor. Felizmente, existe um protocolo unificado chamado EasyMesh que foi projetado para ajudar tudo a funcionar perfeitamente como deveria.

Dois dos extensores de alcance que testei em 2021 suportam o EasyMesh, e ambos foram realmente capazes de funcionar em minha rede existente e aumentar suas velocidades nas zonas mortas da área de teste sem a necessidade de criar uma rede “EXT” separada. Destes dois, prefiro o D-Link DAP-X1870, que é o mais em conta. Ele aumentou a velocidade de download em zonas mortas mais do que qualquer outro repetidor que testei, e atingiu velocidades de download mais rápidas em zonas mortas quando usando um dispositivo compatível com Wi-Fi 6. Mas as velocidades caíram visivelmente quando eu fiz um novo teste usando um dispositivo compatível apenas com Wi-Fi 5, mas o desempenho ainda foi muito bom.

Melhor Repetidor de Sinal WiFi em Custo: TP-Link RE220

TP-Link RE220

O TP-Link RE220 foi o repetidor mais barato durante os testes que fiz em 2020, mas isso não o impediu de superar todos os concorrentes. É rápido, é confiável, funciona com praticamente todos os roteadores que você possa imaginar, e é fácil de usar.

Basta plugar na tomada e pressionar o botão WPS para emparelhá-lo com sua rede existente, e ele começará a transmitir suas próprias redes nas bandas de 2,4 e 5GHz. Ambas ofereceram velocidades estáveis na minha área de testes, incluindo velocidades médias de download na banda de 5GHz de pelo menos 75Mbps em todos os lugares testados, juntamente com fortes velocidades de upload. O RE220 nunca deixou cair minha conexão e suas velocidades foram consistentes durante os vários dias de testes, tanto durante o dia como à noite.

É um pouco antigo hoje em dia e não vai impressioná-lo com velocidades Wi-Fi 6, mas a facilidade de uso e o nível de desempenho estável e confiável que ele oferece significa que ainda é um vencedor absoluto em sua faixa de preço. É uma escolha perfeita se você quiser aumentar o sinal para uma sala que fica além do alcance do roteador e você gostaria de pagar o mínimo possível para isto.

Como Foram os Testes dos Repetidores WiFi:

Ainda estamos trabalhando de casa em 2021, portanto, para minha segunda rodada de testes de alcance de sinal segui a mesma receita de 2020. Em resumo, eu fiz muitos e muitos testes de velocidade.

Comecei medindo a velocidade média da internet em cinco partes diferentes de minha casa, uma área de aproximadamente 200 metros quadrados total, com uma conexão de internet de mais de 200Mbps. Comecei pela frente da casa na sala de estar, onde o roteador fica localizado, e trabalhei até o último cômodo dos fundos, um banheiro – uma zona morta comum sempre que estou fazendo testes de velocidade aqui. Mesmo com um roteador AX1500 Wi-Fi 6 rodando meu tráfego de rede, a velocidade naquele banheiro sempre tem apenas uma média de 15Mpbs para um dispositivo cliente Wi-Fi 5 (meu laptop Dell usado no teste) e 50Mbps para um dispositivo Wi-Fi 6 (meu iPhone 12 Pro). As velocidades de download são normalmente na casa de um dígito, e às vezes a conexão cai completamente.

Se aquele banheiro fosse, digamos, um escritório, eu estaria encrencado – mas esta é uma missão clara para os repetidores em teste. Qual deles traria a maior melhoria à velocidade da Internet na metade de trás da minha casa?

Para descobrir, conectei cada repetidor de sinal Wifi um de cada vez e os conectei com meu roteador, conectei meu laptop às suas redes e repeti meus testes de velocidade (e depois novamente no iPhone, com o Wi-Fi 6 ativado). Coloquei os repetidores no corredor, a meio caminho entre os pontos no banheiro do corredor e no quarto principal, e perto do ponto máximo de onde sou capaz de manter uma forte conexão somente com o roteador. Um bom repetidor de sinal Wifi deve ser capaz de receber um bom sinal do roteador a essa distância, e então estender o sinal mais longe do que a rede sem fio do roteador poderia originalmente.

No final, fiz um total de sessenta testes de velocidade para cada repetidor, trinta para testar suas velocidades para um dispositivo cliente Wi-Fi 5 e outros trinta para testar suas velocidades para um dispositivo cliente Wi-Fi 6. Com cada teste, registrei a velocidade de download do dispositivo cliente, sua velocidade de upload e a latência da conexão.

Os Resultados de 2021: Os Repetidores Wi-Fi 6 Vencem

No total, testei seis novos repetidores durante o mês passado. O TP-Link é a marca mais notável do grupo, pois fabrica e vende uma grande variedade de repetidores de sinal Wifi, inclusive a escolha do ano passado, o RE220. Este ano, a empresa tem três novos modelos à venda, incluindo dois que suportam Wi-Fi 6 — fiz questão de testar todos, juntamente com extensores de alcance da Asus, D-Link e Netgear.

Os dois que não suportam Wi-Fi 6 — o Asus RP-AC51 e o TP-Link RE315 — ambos tiveram um desempenho razoavelmente bom. As velocidades de cada um deles eram mais ou menos idênticas quer eu estivesse usando meu laptop Wi-Fi 5 ou meu iPhone Wi-Fi 6, o que faz sentido dado que os extensores estavam se conectando a cada um deles usando o mesmo conjunto de protocolos Wi-Fi 5. Os extensores de alcance Wi-Fi 6 podem usar novos truques como OFDMA e 1024 QAM para transmissões mais rápidas para outros dispositivos Wi-Fi 6.

Por falar nisso, os outros quatro extensores incluem suporte para Wi-Fi 6, e cada um deles forneceu um desempenho superior ao RP-AC51 e ao RE315. Note que o Netgear EAX15 e o D-Link DAP-X1870 ambos suportam o EasyMesh, portanto, ao invés de testar a velocidade de sua rede dedicada “EXT”, eu tive que testar minha usando a rede original com o repetidor de sinal Wifi entrando em cena automaticamente toda vez que eu saia de alcance.

Essas velocidades não eram tão boas quanto eu normalmente esperaria do roteador na sala de estar. Na verdade, o modelo D-Link essencialmente cortou essas velocidades pela metade. EasyMesh é um recurso útil, mas você não deve esperar um desempenho perfeito quando duas marcas concorrentes são forçadas a trabalhar em conjunto.

Outro pênalti: Tanto o Netgear EAX15 como o D-Link DAP-X1870 às vezes tiveram um desempenho inferior ao dos dispositivos clientes Wi-Fi 5, com velocidades de download em zona morta que foram, em média, mais lentas do que o que eu vi dos extensores Wi-Fi 5. Não é um desqualificador, mas empurra o TP-Link para cima na classificação, uma vez que ambos os extensores Wi-Fi 6 não tiveram tal dificuldade para aumentar as velocidades dos dispositivos Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. Dito isto, o D-Link se redimiu com velocidades de carregamento excelentes – o melhor entre todos os seis extensores em meu banheiro traseiro tanto para dispositivos Wi-Fi 5 quanto Wi-Fi 6, o melhor em toda a minha casa para dispositivos Wi-Fi 6, e o segundo melhor em toda a minha casa para dispositivos Wi-Fi 5.

No final, concedi o primeiro lugar ao TP-Link RE505X, porque custa um pouco menos do que o também grande RE605X, enquanto consegue oferecer um nível de desempenho comparável. Acho que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas, mas se você fizer muitas chamadas de vídeo ou se envolver em outras atividades na Internet que se inclinam fortemente para os uploads, considere gastar com o RE605X — a velocidade média superior de upload é provavelmente a maior diferença entre ele e o RE505X.

Os Testes de Repetidor WiFi do Ano Passado:

Em 2020, eu testei quatro repetidores Wifi de baixo custo para ver qual deles oferecia o melhor custo-benefício. Era o início da pandemia e as pessoas estavam se esforçando para reforçar suas redes domésticas – eu queria ter certeza de que poderíamos indicar um produto que fosse amigável ao orçamento e que fizesse o melhor trabalho de oferecer cobertura extra de forma fácil e descomplicada.

No final, o TP-Link RE220 foi o vencedor de lavada. Ainda disponível um preço bem abaixo da média da concorrência, continua sendo uma excelente escolha em 2021.

Separei estes quatro modelos dos outros seis porque a configuração do teste foi diferente em 2020, e não seria justo fazer comparações diretas com estes resultados. A grande diferença é o roteador que usei. Este ano, para testar completamente as capacidades de extensores como o TP-Link RE505X, o Netgear EAX15 e o DP-Link DAP-X1870 que suportam Wi-Fi 6, eu precisava usar um roteador que suportasse Wi-Fi 6. No ano passado, em 2020, usei o modem e roteador dados pelo meu provedor de internet, e que não suportavam Wi-Fi 6.

Você já leu sobre o vencedor do teste, o TP-Link RE220. Aqui estão minhas opiniões sobre os outros três que testei:

D-Link DAP-1620: Este foi o único repetidor de sinal Wifi que conseguiu atingir velocidades de três dígitos durante meus testes em 2020, com uma velocidade média de 104Mbps em meu quarto durante a noite. A configuração foi tão simples quanto com o TP-Link, e fui capaz de transmitir vídeo HD, navegar na web e fazer chamadas de vídeo na rede do repetidor sem nenhum problema.

Mas as velocidades da rede eram inconsistentes – e muito mais lentas durante o dia, com uma queda maior do que eu vi com o TP-Link. O dispositivo também deixou cair minha conexão em um ponto durante meus testes de velocidade. Além disso, o aplicativo não era dos melhores, recusando-se a me deixar entrar e ajustar as configurações com a senha do dispositivo fornecido. Isso acabou me forçando a reiniciar o dispositivo.

Software à parte, o hardware parece bom, e ele tem uma antena externa dupla. Mesmo não sendo o modelo mais novo lançado pela D-Link, há uma boa chance de você encontrá-lo à venda em algum lugar.

Netgear EX3700: É um dispositivo com aparência datada, e não foi um dos melhores em meus testes. A banda de 2,4GHz foi capaz de sustentar velocidades aceitáveis entre 30 e 40Mbps em quase toda a minha casa, o que foi forte o suficiente para transmitir vídeo com o mínimo de buffering, ou para realizar uma chamada de vídeo rápida com um ligeiro atraso. Mas a banda de 5GHz era surpreendentemente fraca, muitas vezes caindo para velocidades de um dígito com apenas uma parede separando meu PC ou dispositivo conectado ao repetidor de sinal Wifi.

Eu também não era um fã da interface web — parecia mais interessado em me fazer registrar na garantia (e optar por receber e-mails de marketing) do que em realmente me oferecer qualquer tipo de controle sobre a conexão. Há um aplicativo que você pode usar no lugar dela, mas ele só está disponível em dispositivos Android. A configuração baseada em botões WPS permite que você pule tudo isso, o que é útil – mas ainda assim, com a maioria dos pontos de venda oferecendo-o por um preço acima da média da concorrência, este é um repetidor que você pode tranquilamente descartar de sua lista de compras.

Linksys RE6350: Minha velocidade era consistente com o RE6350 — ela simplesmente não era rápida.

Por padrão, o dispositivo te direciona automaticamente entre as bandas de 2,4 e 5GHz, mas com velocidades de download que variam de 10 a 35Mbps ao longo de todos os meus testes durante vários dias, ele pode muito bem apenas ter adotado como padrão a banda mais lenta de 2,4GHz. O dispositivo suporta atualizações automáticas de firmware, o que é ótimo, mas você não pode usar o aplicativo Linksys Wi-Fi para ajustar as configurações – em vez disso, você terá que fazer o login através do portal web.

Além de tudo isso, o RE6350 parecia ser o menos estável de todos os extensores que eu testei, com mais de uma conexão caída durante meus testes. Também com preço mais salgado, são muitos pontos negativos para que eu o recomende como possível compra.

Outras Coisas a Considerar em um Repetidor Wifi:

Além dos meus testes de velocidade, fiz questão de transmitir vídeo no meu quarto na rede de cada extensor e fiz várias chamadas de vídeo em cada rede também. Também passei algum tempo brincando com as configurações de cada extensor. Você não deve esperar muito, mas a maioria vai pelo menos facilitar na hora da mudança do nome ou da senha da rede do repetidor. Alguns incluem seus próprios aplicativos com recursos extras.

Minha escolha, o TP-Link RE505X, facilita o ajuste das configurações através do aplicativo TP-Link’s Tether em um dispositivo Android ou iOS. Mais uma vez, seus pontos positivos fazem com que os negativos sejam poucos, mas posso citar como exemplo o Modo Alta Velocidade, que dedica a banda de 2,4GHz para o tráfego do roteador para o repetidor de sinal Wifi, deixando os 5GHz livres para seu tráfego normal de rede. Esse modo na verdade não era tão rápido quanto compartilhar a banda de 5GHz como o normal quando o testei, porque as velocidades de entrada de 2,4GHz são limitadas, mas ainda assim pode ser uma opção útil em algumas situações.

Instalar um repetidor de sinal Wifi é a mais simples possível. A maioria, incluindo todos os dez que testei aqui em casa, suporta Wi-Fi Protected Setup, ou WPS, que é um protocolo universal que os dispositivos de rede sem fio podem usar para se conectar uns com os outros. Basta conectar o repetidor de sinal Wifi e esperar um minuto para que ele inicialize, pressionar o botão WPS, e então pressionar o botão WPS em seu roteador dentro de dois minutos.

Também vale a pena garantir que seu repetidor de sinal Wifi inclua pelo menos uma porta Ethernet. Se você puder conectar seu dispositivo com fio (como uma TV inteligente) diretamente a ele, então você desfrutará de velocidades que sejam as mais rápidas possíveis.

Devo Comprar um Roteador do Tipo Mesh ao Invés de um Repetidor Wifi?

Se você estiver morando em uma casa maior, ou se precisar de velocidades superiores a 100Mbps de alcance, então provavelmente vale a pena ir em frente e atualizar para um roteador do tipo mesh que vem com seus próprios dispositivos satélite de alcance estendido. Você tem mais opções do que nunca hoje em dia, e quase todas elas provavelmente superariam um roteador autônomo emparelhado com um repetidor de sinal Wifi como os testados aqui.

Por exemplo, eu tinha um roteador do tipo mesh modelo TP-Link Deco M5 de três peças durante meus testes de 2020, então eu o instalei e fiz alguns testes de velocidade junto com os quatro extensores de alcance que testei inicialmente. Minhas velocidades médias ficaram bem acima de 100Mbps em toda a minha casa, mesmo nas partes mais remotas. Melhor ainda, não precisei alternar entre minha rede principal e rede do repetidor. Tudo foi consolidado em uma rede única e unificada, e a malha roteava automaticamente minha conexão através de um extensor sempre que fazia sentido. Simples!

Melhor ainda, uma versão de três peças desse sistema com um roteador e dois extensores custa atualmente muito menos do que em seu lançamento, quando os preços eram bem mais salgados. Hoje você consegue comprar um roteador do tipo mesh por um valor bem decentes. Por exemplo, a versão 2019 do sistema do tipo mesh da Eero ou versão AC1200 do Netgear Orbi são ótimas escolhas em roteadores do tipo mesh com preço acessível.

Opções como essas são o motivo pelo qual não recomendo gastar muito dinheiro em um repetidor de sinal Wifi.

Se você estiver disposto a investir um valor maior em um roteador mesh, você começará a ver opções que suportam as mais novas e mais rápidas velocidades Wi-Fi 6, bem como modelos de banda tripla com uma banda adicional de 5GHz que você pode dedicar ao tráfego entre o roteador e os extensores. Se você puder pagar, minha recomendação é investir em um sistema que faça ambos, já que o design de banda tripla emparelhado com Wi-Fi 6 faz de um dos combos mais potentes que você pode obter em um roteador mesh.

Mais tarde, em 2021, começaremos a ver os roteadores mesh que suportam Wi-Fi 6E, o que acrescenta acesso exclusivo à banda ultra larga de 6GHz recém-aberta. Em breve teremos testes dedicados de roteadores do tipo mesh, portanto, não deixe de dar uma olhada neles quando forem publicados. Aguardem!

Dito isto, se tudo o que você precisa é que seu roteador atual mantenha um sinal constante em um ou dois cômodos mais distantes do roteador de sua casa, então um simples repetidor de sinal Wifi provavelmente te servirá muito bem – especialmente se você comprar o certo.

O TP-Link RE505X, o D-Link DAP-X1870 e o TP-Link RE220 são os melhores lugares para você começar.

1 comentário em “Guia 2021 do Melhor Repetidor de Sinal WiFi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *