Qual o Melhor Repetidor de Sinal WiFi de 2021

Melhor Repetidor de Sinal WiFi

Trabalhando em casa? Filhos em ensino remoto? Tentando conversar com amigos e familiares por chamada de vídeo? São grandes as chances de que você esteja precisando da conexão de internet da sua casa mais do que nunca, e em locais da casa onde nunca precisou antes.

Se você está encontrando locais em sua casa que estão longe demais do seu roteador para ter uma conexão estável de WiFi, você provavelmente está se sentindo frustrado e com um grande problema nas mãos. Felizmente, um bom repetidor de sinal WiFi pode ajudar – e você tem muitas opções para escolher.

O melhor repetidor de sinal WiFi de 2021 é o repetidor TP Link RE 200, mostramos o porquê.

Nossa Escolha: Repetidor TP Link RE200
Repetidor TP Link RE200

O repetidor TP Link RE200 melhorou significativamente a qualidade do sinal WiFi e a confiabilidade da conexão de nosso roteador em locais mais afastados em nossos testes. 

Se você está procurando por um extensor confiável que ao mesmo tempo seja acessível e fácil de configurar, então o Tp Lik RE200 é para você. Basta conectar o extensor e você terá conexão Wi-Fi nos pontos mais remotos da sua casa a um custo-benefício imbatível.

Introdução

Em um mundo perfeito, sua rede WiFi simplesmente funcionaria e você nunca teria que pensar sobre isso. Mas o WiFi não foi criado em um mundo perfeito. Se seu roteador faz um bom trabalho na maioria das partes de sua casa, mas seu laptop ou celular perde a conexão em áreas mais distantes, um bom repetidor de sinal WiFi é a solução mais rápida e mais barata para seus problemas.

Foram testados aqui os repetidores de sinal WiFi mais vendidos de 2021, portanto não testamos os mais modernos ou os mais caros, ou nos preocupamos em testar um de cada fabricante, mas sim em focar nos 10 repetidores de sinal mais vendidos no mercado hoje. Sem nenhuma surpresa, os repetidores da TP Link dominaram a lista dos mais vendidos como em anos anteriores.

Foi analisado, entre outras coisas, como o repetidor melhora a cobertura e a conectividade em comparação com o roteador sozinho, levando em conta a mudança no desempenho da rede e medindo também tanto a velocidade quanto a latência (a espera antes de uma página ser carregada).

Após mais de 30 horas de pesquisa e testes, mostramos como tornar sua rede visivelmente mais confiável e ter sinal até nos cantos mais remotos da sua casa.

Nossa Escolha: Repetidor TP Link RE200

Se você está procurando um jeito confiável e acessível de estender sua rede WiFi, e ter o melhor desempenho disponível no mercado não é sua prioridade, o repetidor TP Link RE200 oferece uma das melhores relações custo-benefício do mercado que você vai encontrar.

Ele pode ser mudado de lugar facilmente, assim você pode carregá-lo para diferentes partes de sua casa quando precisar dele. Uma porta Ethernet também permite conectar dispositivos com fio como consoles de videogame, embora não seja uma porta do tipo Gigabit Ethernet. Portanto, se seus dispositivos suportam 802.11ac, provavelmente é melhor que você fique com o Wi-Fi.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: AC750
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4 e 5GHz

Você tem três opções diferentes para configurar o repetidor TP Link RE200, todas elas bastante simples. Você pode utilizar o aplicativo da TP Link para dispositivos iOS ou Android, um navegador web em seu computador, ou simplesmente pressionar o botão WPS em seu roteador (se tiver um) e depois pressionar o botão WPS no repetidor de sinal TP Link. Esta última é a opção mais simples, caso seu roteador a suportar.

A TP Link recomenda ligá-lo aproximadamente na metade do caminho entre seu roteador e o ponto onde deseja que chegue o sinal WiFi em sua casa. Se o repetidor de sinal mostrar uma luz verde no indicador Wi-Fi depois de estar totalmente ligado, então ele está no local ideal para repetir o sinal.

Com WiFi Dual Band de 2,4GHz e 5GHz, sua velocidade máxima de 733Mbps não vai ganhar nenhum comparativo de desempenho com os repetidores WiFi mais caros, mas sua velocidade é mais do que suficiente para a maioria dos usuários, especialmente neste preço.

PRÓS

CONTRAS

“Por um ótimo preço, este repetidor wifi compacto é fácil de usar, fácil de configurar e funciona sem engasgos, estendendo o acesso Wi-Fi para  as zonas mais distantes da sua casa”.

Melhor Custo-Benefício: Repetidor TP Link WA850RE

O repetidor TP Link WA850RE é um produto mais antigo e com custo muito acessível, portanto não espere o desempenho e recursos dos repetidores mais modernos. Mas não se engane, ele continua sendo uma opção excelente entregando muito em relação ao que cobra por isso.

Ele também também oferece recursos para reduzir a interferência do sinal em outros dispositivos, aumentando assim a confiabilidade da sua conexão. Com velocidade de 300 Mbps, ele oferece um desempenho extremamente honesto. Usando sua porta Ethernet você pode conectar dispositivos pelo cabo, que apesar de não ser Gigabit é algo muito bem-vindo em um dispositivo nesta faixa de valor.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

A luz indicadora de sinal inteligente deste extensor pode ajudá-lo a determinar o ponto certo para sua instalação. A força do sinal pode ser verificada olhando para as cinco luzes de sinalização, e o melhor local é onde você pode ver pelo menos três das luzes em azul.

Em um mundo ideal, seu roteador WiFi deveria ser capaz de fazer todo o trabalho, mas essa não é a realidade. Portanto, quando seu sinal WiFi cai regularmente em certas partes de sua casa enquanto você está tentando utilizar seu laptop ou smartphone, então um bom repetidor de sinal WiFi é a solução mais honesta e de melhor custo-benefício hoje no mercado. Embora ele já tenha uma certa idade no mercado e não ofereça as velocidades dos dispositivos top de linha, sua facilidade de uso, seu desempenho e seus recursos fazem dele uma ótima escolha para todos os tipos de usuário.

PRÓS

CONTRAS

“Embora o repetidor TP Link WA850RE não ofereça as melhores velocidades, sua facilidade de uso, confiabilidade e baixo custo fazem dele uma ótima escolha para qualquer usuário”.

Melhor Conexão: Repetidor TP Link RE450

Se seu roteador é de última geração, mas não consegue fornecer WiFi de alta velocidade para os cantos mais remotos de sua casa, o repetidor TP Link RE450 com sua velocidade de transmissão sólida e bom alcance de sinal para praticamente qualquer lugar da casa com certeza irá resolver seu problema.

Mesmo tendo como ponto negativo ser volumoso e tendo um custo muito mais alto que o dos outros repetidores testados aqui, seu desempenho nos testes foi excelente, e irá agradar até os usuários mais exigentes. E isso fez do repetidor TP Link RE450 nossa escolha de melhor conexão.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: AC1750
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4 e 5GHz

A frente do o repetidor TP Link RE450 ostenta um grande botão multifuncional com um anel de luz LED ao redor de sua borda externa. O anel é azul quando o extensor tem uma boa conexão com o roteador, e vermelho quando está muito distante. Ele pisca em azul enquanto uma conexão WPS está em andamento, e fica desligado quando não há conexão ativa.

Abaixo do botão estão os indicadores de status das bandas de 2,4GHz e 5GHz e um indicador de potência do sinal. Do lado esquerdo se encontram os botões Power e reset e um botão que apaga as luzes LED. No lado direito há uma porta Ethernet do tipo Gigabit.

A instalação do RE450 é extremamente simples, especialmente se seu roteador suportar WPS. Comece ligando-o a uma tomada que esteja próxima ao seu roteador e espere que a luz Power fique azul. Pressione o botão WPS em seu roteador e imediatamente pressione o botão WPS no extensor. Assim que o anel LED mudar de azul intermitente para azul sólido, você está pronto.

Agora você pode mover o extensor para um local que seja idealmente a meio caminho entre seu roteador e os pontos em sua casa onde precisa de uma conexão melhor. Se o anel LED ficar vermelho, você tem que mover o extensor para mais perto de seu roteador.

PRÓS

CONTRAS

O TP Link RE450 oferece as velocidades das mais rápidas que já foram testadas por aqui, além de se mostrar um repetidor de sinal muito fácil de instalar e configurar“.

O desempenho e as velocidades oferecidas pelo repetidor TP Link RE305 são certamente mais do que suficiente para qualquer tipo de usuário. Mesmo não incluindo todos os recursos presentes em repetidores WiFi mais caros, ele oferece praticamente tudo o que o usuário médio precisa.

Pequeno e elegante, o TP Link RE305 tem antenas duplas, funciona a 2,4GHz (até 300Mbps) e 5GHz (até 867Mbps). Ele inclui uma porta Ethernet rápida que permite conectar dispositivos através de cabo, tornando-o perfeito para todos os tipos de utilização, seja streaming, jogos ou navegação.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: AC1200
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4 e 5GHz

Em nossos testes, ele apresentou excelentes velocidades de conexão e excelente cobertura mesmo em locais mais distantes. O repetidor TP Link RE305 é simples de configurar e inclui duas luzes LED que indicam se você está ou não conectado corretamente.

A configuração é extremamente simples. Não é necessário instalar nenhum software e o processo é muito rápido e fácil. Em apenas alguns minutos ele está em funcionamento efetuando a configuração através de qualquer navegador. Há um Guia de Instalação Rápida fornecido que detalha o processo, muito fácil de seguir, o que torna tudo muito tranquilo até para os mais leigos.

O repetidor TP Link RE305 é uma ótima compra para o usuário que procura excelentes velocidades, durabilidade, funcionalidade e facilidade de configuração a um valor justo.

PRÓS

CONTRAS

“O TP Link RE305 é um repetidor que entregou durante os testes uma conexão rápida, um design atraente e acima de tudo uma excelente conectividade a um custo melhor que similares”.

Apresentando um funcionamento dentro da média esperada mas apresentando ao mesmo tempo ótima estabilidade e confiabilidade, este repetidor de sinal Intelbras se mostrou mais uma ótima opção no mercado para quem procura funcionalidade básica e confiável a um baixo custo.

O Intelbras IWE 3001 é simples de instalar, especialmente via WPS. Conecte-o (perto de seu roteador), espere até que a luz de energia azul fique sólida, pressione o botão WPS em seu roteador existente, pressione o botão WPS no repetidor Intelbras e tudo pronto. O botão para reset aos padrões de fábrica fica localizado ao lado da porta Ethernet, para emergências como caso você esquecer a senha de acesso, por exemplo.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: Não Possui
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

Uma vez conectado à rede do repetidor, a interface do repetidor pode ser acessada digitando o endereço IP atribuído por seu roteador ao repetidor. Meus dispositivos se conectaram automaticamente ao repetidor Intelbras quando este mostrou ter sinal mais forte que meu roteador devido a distância dele. Isto parece funcionar bem, lembrando vagamente o funcionamento de um sistema de rede Mesh.

O único lado negativo que posso encontrar até agora é que o Intelbras IWE 3001 se mostrou bastante quente durante o uso. Usei um termômetro sem contato e medi até 45 graus centígrados em um ponto da frente (a temperatura ambiente era de 20 C). Mas isso não pareceu afetar o desempenho nem nenhuma funcionalidade mesmo após longos períodos de uso intensivo.

PRÓS

CONTRAS

“Em geral, um bom repetidor de sinal WiFi de alta velocidade de baixo custo, com melhor desempenho do que alguns dos outros dispositivos de 300Mbps disponíveis no mercado”.

O repetidor Intelbras IWE 3000 foi projetado para justamente facilitar a vida de quem agora se vê forçado a trabalhar em home office e não possui um ambiente favorável a isso próximo ao seu roteador. E almeja fazer isso focando em baixo custo e simplicidade.

Durante os testes, ele cumpriu bem seu papel, que é captar o sinal sem fio e expandi-lo para onde seu roteador principal pode não alcançar. Pelo preço excelente pelo qual podemos encontrá-lo e pela flexibilidade, o repetidor Intelbras é uma ótima solução para melhorar a conectividade em sua casa.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

O roteador sincroniza facilmente com o modem principal usando WPS, tornando a configuração bastante simples. Para configurá-lo, basta você pressionar o botão WPS no roteador e então pressionar e segurar o botão WPS/main no repetidor Intelbras IWE 3000. Em poucos segundos ele detectará e se conectará ao seu roteador, confirmando isso com uma luz azul sólida. Ele também vem com instruções detalhadas, se necessário. 

O repetidor Intelbras é recomendado mais para o uso leve da Internet e não necessariamente irá proporcionar a conectividade mais rápida comparado com outros dispositivos testados, mas funciona muito bem para navegação normal como Facebook, e-mail e YouTube, por exemplo.

Ele é bastante compacto e portátil, tornando-o uma escolha ideal para viajantes, estudantes ou qualquer outra pessoa que precise levá-lo em uma viagem ou para casa de amigos e parentes.

PRÓS

CONTRAS

“Entregando o básico com maestria, o repetidor IWE 3000 da Intelbras se mostra uma opção honesta e com excelente custo benefício para resolver problemas de conectividade em sua casa”.

A maioria das análises do repetidor Mercusys que encontrei online foram muito positivas. Agora, tendo testado, posso entender o porquê. O repetidor WiFi é simples e direto, basta instalar e você pode praticamente esquecer que ele existe pois ele funcionará silenciosamente em segundo plano. A única coisa perceptível será a cobertura de sinal WiFi extra em pontos onde antes não existiam.

O repetidor Mercusys MW300RE impulsionará seu sinal WiFi existente e eliminará áreas de sinal fraco ou sem sinal, fornecendo uma velocidade que pode chegar a 300 Mbps, mas isso é apenas se você tiver essa velocidade disponível no roteador em primeiro lugar.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: Não Possui
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

O processo de instalação do repetidor Mercusys MW300RE é simples, o processo foi todo focado em facilitar a instalação, ao contrário de outros repetidores onde o processo precisa de mais intervenções do usuário. Se você não é um grande fã da tecnologia, ou apenas não tem interesse em configurações mais avançadas, este é um forte candidato a não te dar dor de cabeça.

Também oferece como um ponto positivo antenas externas duplas, que ajudam a captar melhor o sinal e garantem que você possa obter a velocidade mais rápida possível da sua conexão.

Em contrapartida, ele não poderia ser mais básico e simples. Oferece uma velocidade básica de 300Mbps, não oferece portas Ethernet e nenhuma funcionalidade avançada, mas compensa por ser muito amigável ao usuário leigo e por ter um dos preços mais baixos dos repetidores testados aqui.

PRÓS

CONTRAS

“Apesar de ser um repetidor de apenas 300Mbps e sem nenhuma funcionalidade extra, o Mercusys MW300RE oferece facilidade para usuários inexperientes e preço em conta”.

O Pix Link 2800M se autodenomina um mini roteador sem fio, mas provavelmente será usado pela maioria dos compradores como um repetidor de sinal WiFi. O painel frontal do extensor tem indicadores LED para energia, Wireless, WAN, Wi-Fi Protected Setup (WPS) e atividade LAN. Há um botão de reset rebaixado e uma WPS.

Ele possui somente a banda de 2,4GHz, não podendo competir com outros repetidores do tipo Dual Band como outros testados, mas isso não o impede de ser uma ótima escolha para quem apenas deseja navegar e não liga para jogos online e streaming de vídeos em alta qualidade.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: 1
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

Básico no extremo, o Pix Link 2800M pode utilizar dois fluxos de dados independentes com uma velocidade máxima teórica de 300 Mbps, sendo versátil o suficiente para atuar como um repetidor, um ponto de acesso, ou como um roteador – dependendo do que você precisa.

Ao testar o repetidor, notamos que o consumo de energia do Pix Link 2800M é extremamente baixo, o que pode ser um ponto muito importante para pessoas que desejam utilizar vários dele pela casa ou mesmo sejam mais conscientes do consumo de energia dos aparelhos que compram.

Ele também oferece duas portas ethernet de 100 Mbps, o que é um grande trunfo sobre os concorrentes que oferecem apenas uma porta ou mesmo nenhuma, e esse pode ser um fator decisivo para compra dele para algumas pessoas.

PRÓS

CONTRAS

“Com baixo consumo de energia e por ter duas portas Ethernet, o Pix Link 2800M se torna extremamente competitivo oferecendo características inexistentes na concorrência”.

A Xiaomi mudou completamente do formato “bastão” USB com este novo repetidor. Agora temos um dispositivo que podemos conectar diretamente na tomada, que é algo mais normal frente ao que encontramos nos concorrentes.

O repetidor de sinal Xiaomi é feito de plástico de boa qualidade e vem na cor preta, algo que também o diferencia da concorrência onde vemos cores claras. Na frente há uma luz que nos informa sobre o status do dispositivo, e ele possui duas antenas externas. O furo do botão para resetar o repetidor Xiaomi fica escondido na parte inferior do dispositivo, o que na minha opinião não torna a tarefa muito prática.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: Não Possui
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

Como com outros repetidores Xiaomi, a configuração e o emparelhamento com dispositivos são bastante simples e um ponto forte do dispositivo.

Além disso, ele disponibiliza uma função chamada Roaming WiFi. Graças a ela, o repetidor de sinal Xiaomi transmite com uma rede com o mesmo nome que a do roteador, fazendo que ao andar pela casa ou apartamento possamos alternar automaticamente entre o repetidor e o roteador, o que é um diferencial muito bem-vindo.

Qual é a diferença entre este repetidor e a segunda versão? Praticamente tanto o alcance quanto a força do sinal são idênticos. O repetidor Xiaomi da segunda versão pode conectar até 16 dispositivos e esta versão supostamente até 64. Não é algo usual de se informar ou apontar como diferencial, mas é o que a Xiaomi informa.

PRÓS

CONTRAS

“O repetidor Xiaomi se diferencia por ser na cor preta, algo que a maioria dos concorrentes não oferece e pela função Roaming WiFi, que é algo muito bem vindo”.

Se você só quer obter uma melhor conexão Wi-Fi em um quarto da casa ou em sua garagem e não precisa da melhor ou mais rápida opção disponível no mercado, considere o Repetidor Multilaser RE056.

Ele suporta velocidades de 300Mbps, tem duas antenas externas e se mostrou um bom repetidor de sinal, só não espere que ele ofereça cobertura igual aos concorrentes mais caros. Ele é uma forma super acessível de aumentar o alcance de sua rede doméstica, ao mesmo tempo em que oferece praticidade e simplicidade.

Aqui estão os pontos principais:

  • Velocidade: 300mpbs
  • Cobertura: Até 25 metros
  • Número de Portas Ethernet: Não Possui
  • Bandas Suportadas: 2.4GHz

O Repetidor Multilaser RE056 se mostrou um ótimo e competente repetidor que, apesar de oferecer apenas a banda de 2.4Ghz, oferece velocidades e cobertura decentes a um baixo custo.

Ele não é tão rápido quanto os dispositivos mais caros oferecidos pela concorrência e nem irá funcionar tão longe quanto, mas pelo valor cobrado ele é surpreendentemente competente e fará o trabalho na maioria das situações requisitadas no uso dia-a-dia de usuários comuns.

A configuração é super simples e o suporte a aplicativos significa que você sabe o que está acontecendo o tempo todo, então você se sente no controle de sua rede WiFi. A aparência discreta também significa que você não ficará preso a ter algo se destacando em sua parede.

PRÓS

CONTRAS

“Para quem busca simplicidade no design, recursos básicos mas condizentes com o preço e uma performance honesta no geral, o repetidor Multilaser RE056 atende muito bem”.

Como Funciona um Repetidor de Sinal WiFi ?

Se partes de sua casa ou apartamento não recebem um bom sinal WiFi, um repetidor de sinal pode oferecer uma boa ajuda. Também chamados de replicador de WiFi, amplificador de sinal WiFi ou ampliador de sinal WiFi, o repetidor se conecta à sua rede sem fio existente em um local que tenha uma boa conexão e depois retransmite seu próprio sinal, melhorando a qualidade das conexões WiFi dentro de seu alcance.

Se você já possui um roteador decente e simplesmente quer melhorar a WiFi e fortalecer o sinal WiFi em uma ou dois cômodos extras, um repetidor pode ser exatamente o que você está procurando. Recomendo também a leitura do nosso artigo 5 Mitos e Verdades Sobre Seu WiFi.

O grande problema do repetidor é a localização onde ele pode ser instalado. A qualidade da conexão da rede do repetidor não será melhor do que a qualidade da conexão dele com o roteador – o que significa que você precisa que o repetidor esteja próximo o suficiente do roteador para ter uma boa conexão com o roteador.

Um bom repetidor também pode baixar a latência de sua rede dentro de seus limites atuais, melhorando sua experiência de navegação na Web – e é ótimo para fazer o sinal passar em torno de obstruções como poços de elevadores, paredes reforçadas ou lajes.

Coisas a Considerar em um Repetidor Wifi

Instalar um repetidor de sinal Wifi é a mais simples possível. A maioria, incluindo todos os dez que testei aqui em casa, suporta Wi-Fi Protected Setup, ou WPS, que é um protocolo universal que os dispositivos de rede sem fio podem usar para se conectar uns com os outros. Basta conectar o repetidor de sinal Wifi e esperar um minuto para que ele inicialize, pressionar o botão WPS, e então pressionar o botão WPS em seu roteador dentro de dois minutos.

Também vale a pena garantir que seu repetidor de sinal Wifi inclua pelo menos uma porta Ethernet. Se você puder conectar seu dispositivo com fio (como uma TV inteligente) diretamente a ele, então você desfrutará de velocidades que sejam as mais rápidas possíveis.

E por fim, considere qual o problema que está tendo e compre algo que vá solucionar por completo. Nada adianta economizar em algo que não irá mudar nada ou mesmo gastar muito mais em um repetidor com diversas funções ou mesmo velocidades das quais você não necessariamente irá utilizar.

Repetidores vs Redes Mesh

Os repetidores são uma solução barata e fácil para um problema comum, mas raramente a melhor solução. Antes de comprar um repetidor de sinal WiFi, considere substituir seu roteador por um modelo mais novo e mais rápido – ou partir para uma solução do tipo Mesh.

Se você já tem um bom roteador 802.11ac, certifique-se de posicioná-lo o mais alto e o mais próximo possível do centro de sua casa. Conecte computadores, dispositivos de streaming, consoles de jogos e qualquer outra coisa que você possa colocar no roteador – ou um switch de rede, se precisar de mais portas – via Ethernet para reduzir o número de dispositivos que competem pela conexão sem fio.

Se você já fez tudo isso e ainda tem pontos problemáticos, um repetidor realmente pode ajudar. O custo é fundamental, mas os kits WiFi do tipo Mesh estão se barateando e oferecem mais recursos, maior alcance, melhor roaming entre pontos de acesso e, em geral, maior desempenho. Substituir um roteador mais antigo e, ao mesmo tempo, adicionar um ou até diversos repetidores as vezes pode custar o suficiente para que você possa passar a considerar a rede do tipo Mesh um melhor investimento.

Dito isto, nos últimos anos os fabricantes de dispositivos de rede têm implementado funcionalidades dos aparelhos do tipo Mesh em seus repetidores de sinal WiFi. Normalmente, quando se configura um repetidor WiFi, é necessário configurar um nome de rede diferente, e conectar manualmente dispositivos a ele. Também é provável que você tenha que escolher a qual das suas redes se conectar quando estiver andando pela casa.

Os repetidores compatíveis com a tecnologia Mesh usam um só nome para suas redes, o que permite que você percorra toda a sua casa sem ter que se desconectar manualmente de uma rede e se conectar a outra com sinal melhor. Tudo acontece automaticamente, para que você não precise mexer nas configurações uma vez que tenha se conectado à sua rede. Alguns repetidores funcionam somente com roteadores do mesmo fabricante, enquanto outros trabalham com qualquer roteador WiFi (mesmo o de seu provedor de serviços de Internet).

Como Foram Feitos os Testes

Ainda estamos trabalhando de casa em 2021, portanto para atualizar este guia de repetidores de sinal segui a mesma receita de outros anos: eu fiz muitos e muitos testes de velocidade.

Comecei medindo a velocidade média da internet em cinco partes diferentes de minha casa, uma área de aproximadamente 200 metros quadrados total, com uma conexão de internet de mais de 200Mbps. Comecei pela frente da casa na sala de estar, onde o roteador fica localizado, e trabalhei até o último cômodo dos fundos, um banheiro – uma zona morta comum sempre que estou fazendo testes de velocidade aqui.

Mesmo com um roteador relativamente moderno e com ótimo alcance, a velocidade naquele banheiro sempre tem apenas uma média de 15Mpbs. As velocidades de download são normalmente na casa de um dígito, e às vezes a conexão cai completamente.

Se aquele banheiro fosse, digamos, um escritório, eu estaria encrencado – mas esta é uma missão clara para os repetidores que foram escalados para este teste. Qual deles traria a maior melhoria à velocidade da Internet na metade de trás da minha casa?

Para descobrir, instalei os repetidores um de cada vez, conectei meu laptop às suas redes e repeti meus testes de velocidade, variando a localização. Coloquei os repetidores no corredor, a meio caminho entre os pontos no banheiro do corredor e no quarto principal, e perto do ponto máximo de onde sou capaz de manter uma forte conexão somente com o roteador. Um bom repetidor de sinal Wifi deve ser capaz de receber um bom sinal do roteador a essa distância, e então estender o sinal mais longe do que a rede sem fio do roteador poderia originalmente.

No final, foram um total de 30 horas de testes de velocidade para cada repetidor, testar suas velocidades em todas as bandas disponíveis em cada um deles e utilizando tanto um notebook quanto alguns smartphones e outros aparelhos. Com cada teste, registrei a velocidade de download do dispositivo cliente, sua velocidade de upload e a latência da conexão.

Além dos meus testes de velocidade, fiz questão de transmitir vídeo no meu quarto na rede de cada extensor e fiz várias chamadas de vídeo em cada rede também. Também passei algum tempo brincando com as configurações de cada extensor.

O Quê Esperar do Futuro das Redes WiFi?

Muitas tecnologias WiFi interessantes estão no horizonte. Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, também conhecido como protocolo 802.11ax, substituirá o 802.11ac da mesma forma que o 802.11ac substituiu o 802.11n. O WiFi 6 e o 6E irão agregar muitos recursos novos que deverão melhorar muito as redes sem fio com muitos dispositivos ativos.

Entretanto, assim como os diferentes padrões dentro do 802.11ac, tais como Wave 1 e Wave 2 MU-MIMO ou WPA2 versus criptografia WPA3, a maioria destas tecnologias só funcionará quando todos ou a maioria dos usuários da rede (assim como o roteador) os suportarem.

Em termos práticos, isso significa que você precisará tanto de um roteador noo quanto de novos repetidores compatíveis para aproveitar essas tecnologias uma vez que elas estejam disponíveis, e isso provavelmente não será prático em termos de custo. Já é difícil recomendar o investimento em um repetidor quando os kits de rede Mesh geralmente oferecem conexões mais rápidas, de maior alcance com configuração mais fácil.

Esperamos que esta tendência só continue e que as redes Mesh se tornem mais comuns e menos caras.

Conclusão

O Wi-Fi é a ferramenta invisível que todos nós utilizamos em nossas casas, mais ainda agora que elas se tornaram home office, salas de aula e pontos de encontro virtual com amigos e familiares. Se você está precisando estender o sinal WiFi para aquele cômodo mais distante do roteador ou tentando melhorar a estabilidade do sinal pela casa, um repetidor de sinal WiFi como nossa escolha, o repetidor TP Link RE200, poderá sim resolver o seu problema.

Opções como essas são o motivo pelo qual não recomendo gastar muito dinheiro em um repetidor de sinal WiFi hoje em dia, pois em breve as coisas devem mudar.

Se você estiver disposto a investir um valor maior em uma rede Mesh, você irá encontrar opções que suportam as mais novas e mais rápidas velocidades Wi-Fi 6, bem como modelos de banda tripla com uma banda adicional de 5GHz que você pode dedicar ao tráfego entre o roteador e os extensores. Se você puder pagar, minha recomendação é investir em um sistema que faça ambos, já que o design de banda tripla emparelhado com Wi-Fi 6 faz de um dos combos mais potentes que você pode obter em um roteador mesh.

Mais para o final do ano, começaremos a ver a venda redes Mesh que suportam Wi-Fi 6E, o que acrescenta acesso exclusivo à banda ultra larga de 6GHz. Em breve teremos testes dedicados de redes do tipo mesh, portanto, não deixe de conferir nosso site pois faremos este teste em breve!

Dito isto, se tudo o que você precisa é que seu roteador atual mantenha um sinal constante em um ou dois cômodos mais distantes do roteador de sua casa, então um simples repetidor de sinal Wifi provavelmente te servirá muito bem – especialmente se você comprar o certo.

Gostou desta matéria? Então você vai adorar nosso teste dos Melhores Roteadores de 2021.

Lorenzo Ruas
Lorenzo Ruas
Lorenzo Ruas é um blogueiro de 27 anos morador de São Paulo apaixonado por tecnologia. Ele é Engenheiro de Redes certificado pela Cisco e atualmente faz mestrado em Segurança de Redes.